Depois de São Paulo, Vitória e Recife, é a vez de Juiz de Fora receber um dos eventos mais comentados do mainstream do rock nacional: o Workshop de Fotografia de Bandas do Luringa. O renomado fotógrafo – que restringe o uso de seu verdadeiro nome, Lourenço Fabrino, a situações estritamente formais – estará na cidade nos dias 11 e 12 de maio, para ministrar seu workshop que vem surpreendendo, de forma positiva, profissionais e amantes da fotografia.
“Vai ser o primeiro workshop em Minas Gerais e, para quem não sabe, sou de Belo Horizonte. Minas Gerais é minha terra”, destaca o profissional que atualmente integra o staff das bandas Fresno, Gloria, além do staff da banda juizforana Strike. De acordo com o respeitado blog Fotocolagem, o perfil de Luringa na rede social Twitter está entre os 20 perfis mais influentes do universo da fotografia.
O evento tem como objetivo orientar profissionais e amadores da imagem estática que já trabalham ou pretendem ingressar no mercado de fotografia de bandas. Os inscritos terão a oportunidade de trabalhar o marketing pessoal, aprender a produzir trabalhos e aprimorar as técnicas de edição. Para cumprir todo o conteúdo, o workshop é dividido em duas partes: teórica (dia 11, na Cultura Inglesa do Alto dos Passos) e prática (dia 12, no Star Studio, no centro).
No primeiro dia, além de cumprir o conteúdo programático proposto*, o evento contará com a presença de outros dois profissionais que também atuam no segmento musical: o hairstylist que dita a moda entre os jovens apreciadores do rock'n'roll nacional, Willy Morales, além de uma das fotógrafas mais requisitadas da cena do rock, Liara Baroni.
A banda Onze20 e o projeto Pacto (da ex-BBB Josy Oliveira) serão fotografados no segundo dia do workshop em Juiz de Fora, para que os participantes do evento tenham a oportunidade de vivenciar um pouco da rotina e da experiência de um profissional já inserido no nicho de mercado da fotografia de bandas. Segundo Luringa, as atividades práticas do segundo dia de workshop são fundamentais: “a aula pratica é sempre mais interessante, pois os participantes podem colocar em pratica todas as horas de palestra do dia anterior”. O material resultante deste segundo dia será, inclusive, utilizado para divulgação das duas bandas, oferecendo aos inscritos a possibilidade de inserção no mercado de trabalho.
A estudante Yara Lopes, 17 anos, participou da segunda edição do Workshop do Luringa na capital paulistana e afirma ter vivenciado uma experiência proveitosa no evento: “Aprendi técnicas de fotografia das quais eu não tinha a minima noção! Com certeza me garantiu um bom aprendizado e contatos para minha futura vida profissional dentro da fotografia”.
As vagas para o Workshop de Fotografia de Bandas do Luringa em Juiz de Fora são limitadas. Para informações detalhadas e inscrições, os interessados devem mandar e-mail para o endereço eletrônico workshopluringajf@gmail.com.
*Conteúdo programático referente ao primeiro dia de atividades:
- Apresentação de trabalhos e clientes do fotógrafo
- Setup e dicas de equipamentos
- Postura de palco e ética profissional
- Entendendo a necessidade do cliente
- Formulação de preços e negociação
- Mercado da musica no Brasil e no mundo / Apresentação dos profissionais envolvidos no mercado
- Produzindo a sessão fotográfica
- Dicas e técnicas de iluminação/formação/ângulo/enquadramento
- Armazenamento e organização de imagens
- Edição e tratamento de imagem
- Divulgação, entrega e publicação do trabalho
- Apresentação de convidados
Fonte: Blog Nina Scafutto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário